Fiat Titano Ranch: Atualização transforma o veículo e sai do Uruguai

Avaliação Fiat Titano Ranch 2.2: atualização que reforça a Titano, agora produzida em Córdoba

A Titano é o primeiro produto do novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina.

A Titano passa por uma virada importante: de montagem no Uruguai em regime CKD, com peças majoritariamente importadas da China, para fabricação completa na planta argentina. Lançada em março de 2024, a primeira picape média da Fiat que atende ao Brasil ganhou novas soluções mecânicas e de nacionalização de componentes com a mudança de cenário, incluindo a adoção de um novo motor.

Entre as novidades da linha 2026, o coração é o motor 2.2 Multijet Turbodiesel, aliado a um câmbio automático de 8 marchas. O conjunto entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, prometendo força equilibrada para uso urbano e para o trabalho no campo. A versão de entrada mantém a transmissão manual de 6 marchas, com torque de 40,8 kgfm. Os preços apontam para R$ 233.990 na versão básica, R$ 263.990 na Volcano e R$ 285.990 na Ranch, topo de linha. Vale mencionar que o site da Fiat costuma apresentar ofertas com variação regional.

No que diz respeito ao comportamento dinâmico, a Titano 2026 traz uma suspensão revisada para melhorar o conforto sem comprometer a estabilidade. Já na área de segurança, a linha evoluiu com o ADAS em todas as versões, incluindo frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo. A tração elétrica permanente (AWD) passa a trabalhar com freios a disco nas quatro rodas e um sistema de tração com três modos — 2H (4×2), 4Auto (4×4 com acoplamento automático) e 4L (reduzida). No off-road mais exigente, a Ranch agrega o bloqueio do diferencial traseiro e assistência de descida em rampas.

Entre as virtudes off-road, destaca-se a caçamba, com 1,63 m de comprimento, 1,60 m de largura e volume de 1.210 litros. A capacidade de carga chega a 1.020 kg, ajudando no transporte de equipamentos e materials de trabalho. Em termos de dimensões, a Titano aparece com 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura (com espelhos), 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos, além de uma altura livre de 23,5 cm e ângulos de entrada e saída de 29° e 27°, respectivamente.

As novas opções de acabamento incluem as cores Cinza Silverstone e Branco Alaska, disponíveis nas versões Volcano e Ranch. Para quem gosta de personalização, a linha Mopar conta com mais de 40 itens de acessórios originais da Stellantis, oferecendo possibilidades para deixar a picape com cara de uso específico.

No interior, o espaço amplo e o nível de conforto ganharam toques de sofisticação. O console central ganhou uma alavanca de câmbio tipo manche e o freio de mão eletrônico, liberando espaço entre os bancos dianteiros. Na Argentina, a Titano traz quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas na versão Ranch e uma central de multimídia de 10 polegadas, disposta horizontalmente no painel. É possível personalizar a tela com uma página dedicada à condução off‑road, facilitando o ajuste às diversas configurações do veículo. A entrada na cabine continua exigente pela altura, mas os estribos disponíveis em ambas as laterais ajudam na tarefa, especialmente na versão topo. Além disso, há espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, e a câmera de 360 graus auxilia tanto em manobras urbanas quanto em trilhas mais desafiadoras.

Em termos de convivência diária, a Titano mantém o espaço generoso e traz melhorias no conforto de muitos dias ao volante. A equipe de engenharia também repaginou o conjunto de suspensão para reduzir o efeito de “pula-pula” da primeira edição, proporcionando uma condução mais estável sem perder a robustez. Um detalhe de conforto observado no dia a dia é o ajuste elétrico do banco do motorista em todas as direções e o sensor que tensiona automaticamente o cinto em curvas mais acentuadas, aumentando a sensação de controle ao condutor.

Do ponto de vista técnico, o conjunto motriz 2.2 turbodiesel entrega números consistentes: 200 cv a 3.500 rpm e 45,9 kgfm a 1.500 rpm, associados ao câmbio automático de 8 marchas. A Fiat cita aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. No consumo, o Inmetro aponta cerca de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Em termos de freios, o conjunto utiliza discos ventilados com pinça flutuante em todas as rodas, com ABS e EBD garantindo a distribuição de frenagem. E, para quem busca tranquilidade em terreno acidentado, o sistema AWD com diferentes modos de atuação se mostra capaz, com o Ranch oferecendo ainda bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida em descidas íngremes.

Mesmo com o porte avantajado, a Titano 2026 se mostra pronta para o dia a dia: a caçamba, o conjunto de tração e a lista de equipamentos privilegiam tanto o uso urbano quanto o trabalho pesado. O equilíbrio entre tamanho, força e tecnologia se tornou um dos grandes trunfos dessa atualização, que também reforça a presença da Fiat na liderança de picapes médias com vocação para o uso misto.

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